Páginas

terça-feira, 14 de junho de 2011

PhotoSínteses: Lomo!

Lomos!

As câmeras de brinquedo que viraram moda no Brasil.

Olá pessoas!!!

Vocês sabem o que é lomo, lomografia, toys cameras??? Vou explicar a vocês: é uma maneira bem legal e fácil de fazer fotografia...

Conheci as câmeras da Lomography há muitos anos, vi numa propaganda ou programa de turismo e fiquei com a imagem da câmera na cabeça,mas não sabia o nome. Perturbei um amigo artista residente nos EUA sobre isso, daí ele pesquisou e acho uma imagem da Action Sampler na internet e me mandou : “Magda acho que é isso que vc procura!!! Pelo que eu entendi o “nome” da câmera é LOMO!”

Coloquei no Google descobri que o nome do fabricante dessas câmeras era a LOMOGRAPHY, por isso o apelido “lomo” ( qualquer câmera de brinquedo, ou de baixa qualidade é considerada uma “lomo” hoje em dia) e pronto vi mil e umas câmeras MARAVILHOSAS pra brincar e comprar, mas comprar onde??? Sempre vendeu na internet, mas eu queria ver primeiro, porque cada câmera tem uma função,uma lente, um formato, nenhuma é igual a outra. Na época não tinha loja no Brasil, o local mais próximo pra comprar era no Chile :/..fiquei na vontade... Mas uma grande amiga minha viajou e teve a incumbência de trazer uma “câmera esquisita de brinquedo” pra mim, e não é que ela achou!? Trouxe-me uma Fisheye da Espanha! J Uhuuuuuuuu!

Daí começou minha tara sem fim por essas câmeras achei aqui um site: http://www.toycamera.com.br/ que vende algumas lomos, comprei uma AquaPix
( aliás recomendo esse site, vende com preços bons e pra quem mora no Rio pode ir buscar lá!!!)

Passou um tempo e vi no site da Lomography que iriam abrir uma loja em Ipanema aqui no Rio. Logo após a inauguração eu fui e não comprei nada (no money... :/)! Hahahah mas fui, gostei a loja é super bacana, tem todas as lomos possíveis, filmes e o mais legal que eles costumam fazer workshops e festinhas lá pra quem é um lomo-maníaco!!! Ah sim, claro que vendem online !!!

Vale a pena conferir!!! ;)

Mas como tenho bons amigos e sempre os encho falando de Lomo, quando alguém viaja adivinha o que eu ganho de souvenir?! Lomos é claro! A-DO-RO! Um amigão meu me trouxe uma Action Sampler ( aquela que motivou minha paixão) e adquiri por último a Mini Diana adivinha quem trouxe? A mesma amiga que trouxe a minha 1ª lomo!!! Agora saio com uma mochila cheia de câmeras pra fotografar por aí.


Mas admito uma coisa a vocês :eu levo uma surra das lomos!!!Foto de filme 35mm, você depende além do ISO, muito da luz,e além do mais cada uma tem uma lente diferente da outra até você entender como a câmera capta a imagem são alguns rolos de filme!!!

Mas uma coisa eu afirmo: FOTOGRAFAR COM LOMO É A MAIOR DIVERSÃO!

10 Regras de Ouro da Lomografia:

1: Leve a sua Lomo onde você for.

2: Fotografe durante todo o tempo, em qualquer hora, seja dia ou noite.

3: A lomografia não interfere na sua vida, ela é parte dela.

4: Aproxime-se o máximo que puder de seu objeto de desejo lomográfico.

5: Não pense.

6: Seja rápido.

7: Você não precisa saber antes o que fotografou…

8: … nem depois.

9: Fotografe sem olhar no visor.

10: Não se preocupe com as regras.

Fonte: lomography.com.br

A história da Lomography:

“A Lomography começa com um fatídico encontro no início dos anos 90...Quando dois estudantes de Vienna, Austria, se depararam com uma Lomo Kompakt Automat – uma enigmática e pequena câmera Russa, negligentes, com a qual fotografavam como às cegas. Algumas vezes olhando pelo visor, eles ficaram surpresos com as alucinantes fotos que a tal câmera produzia – as cores eram vibrantes, com profunda saturação e vinhetas que criavam os cantos escuros nas fotos – não havia nada assim que eles haviam visto antes! Ao voltar para casa, os amigos queriam as suas próprias LOMO LC-A, o que alavancou um novo estilo de linguagem artístico experimental fotográfica que hoje nós conhecemos como Lomografia! “ - Mais: http://www.lomography.com.br/about/timeline

Pra entender melhor...

Filme 35mm: É o formato mais usado por profissionais e amadores, no qual o filme vem enrolado dentro de uma bobina metálica ou plástica que o protege da luz. O filme tem o nome de 35mm pois esta é a medida de largura do filme.

ISO: É a sensibilidade do filme em relação a luz. A sensibilidade dos filmes mais comuns são: ISO 100, 200, 400, 800. Quanto maior for o ISO mais sensível ele é a luz, se você quiser fotografar um ambiente muito claro use filme com ISO mais baixo( ISO 100), ambiente escuros ISO alto( ISO 400, por exemplo). Utilize essa linha de raciocínio para fotos digitais também.

Fonte: http://pt.wikipedia.org

Eu já tô aqui no site da Lomo pesquisando a minha próxima câmera e vocês?Vão comprar qual?!

Divirtam-se e bons clicks!



·Dicas:

· A ntes de comprar sua lomo, pesquise, veja se onde você mora tem laboratório que revele filmes, pois nem toda lomo tem filme de 35mm que é o mais comum.

· Pras fashionistas de plantão no site da Lomo tem: roupas, bolsas e apetrechos pra vocês e suas câmeras: tudo , quero TUDO! Acesse: http://brazil.shop.lomography.com/fashion

· Pra que não ta a fim de gastar dinheiro com uma câmera de filme , ou não pode: Ps, faz isso pra você!!! Tem actions com efeito “lomo” também! ;)

· No post anterior: http://b-sidesfashion.blogspot.com/2011/06/dicas-para-fotografar-momentos.html - sobre os BOKEHS, recebi uma dica interessante pros preguiçosos:

http://photojojo.com/store/awesomeness/bokeh-Kit/ - EU curti! J


Fisheye

AquaPix


Action



Diana


Fotos e post: © Magda Rebello
http://magdarebello.com.br/

6 comentários:

  1. Bacana. Gostei do conteúdo de uma maneira geral. Bem ilustrado e com links. Vi tbm a capa do meu CD lá...muito bom! Bjs e parabéns! O trabalho da Magda p meu CD está no link: http://1.bp.blogspot.com/_GhzbKWEAWiM/So4uuCO8lQI/AAAAAAAAAPs/HREMW1KtReQ/s1600-h/capa+CD+01.jpg

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita André!
    Muito show essa capa!
    Bjoks!

    ResponderExcluir
  3. Achei muito bacana, Magda!! Me deu vontade de fotografar com uma delas!!! Bjoka grande!

    ResponderExcluir
  4. Achei essas lomo's tão lindas*-*
    Qual a média do preço?

    ResponderExcluir
  5. Oi Pit!!! Não perca tempo, fotografe sim, mas como eu disse:vicia! ;)

    Oi Marina!!! As lomos custam em torno de R$100,00 depende mt da câmera que vc quer,pq cada uma tem uma função... Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  6. Caramba que diferente!!! adorei os efeitos, e confesso que não conhecia esse tipo de camera..
    Beijocas

    ResponderExcluir