sábado, 11 de junho de 2011

PhotoSínteses: Dicas para fotografar momentos apaixonados

Olá pessoas!! 1º post sobre fotografia!!!! J

Vou me apresentar primeiro; sou a Magda, sou professora de fotografia básica e criativa(depois explico isso,rs), sou pintora e fotógrafa(claro!) e sou muito fã do Bsides.

Raquel me convidou pra escrever um pouco sobre fotografia...assumo que o ato de escrever me deixa um pouco apreensiva, tenho medo de não ser muito clara e também me perder em meio as palavras... “mas vou tentar, não custa” – pensei e tô aqui tentando, vamos ver se dá certo!

O começo de tudo...

Raquel, postou esse link no FB: http://theblackcatwalk.blogspot.com/2011/06/coracoes-de-luz.html

(Dei uma comentada, uma dica e pronto veio o convite pra escrever aqui no Bsides!)

Fotos com coração quem não quer????!!! Ainda mas com o dia que se aproxima!!! (Ai..ai... o amor...)

É muito fácil de fazer, como vcs podem ver no link aí de cima : papel preto, tesoura, criatividade e pronto!!!Mas tem uma maneira mais fácil ainda, via Photoshop!!!

Bem, vcs já devem estar cansadas de saber que Ps e foto caminham lado a lado, e muitas vezes se dão as mãos. Mas se vc é uma amante da fotografia analógica ( como eu), ou se sabe tirar aquela foto PERFEITA, vc nem liga muito pro Ps...mas ele é um cara legal, ele salva TODOS os fotógrafos de plantão: SEMPRE. Então indiferente da maneira como você vê ou cria a fotografia, o Ps, inevitavelmente será a ferramenta da sua VIDA!

“Mas eu não sei usar o Ps!!!” - Fácil de resolver!!!

Esse site é bem bacana:

http://canalphotoshop.info/ - lá tem tudo o que vc precisa saber sobre o Ps e muitas dicas bárbaras!Tem vários actions ( que são fórmulas já prontas pro Ps editar suas fotos) de Bokehs e outros efeitos legais pras fotos.

É só escrever ”Bokeh” na busca lá do site: http://canalphotoshop.info/ , que vão aparecer várias opções de idéias pra bokehs em actions! É só clicar, baixar e pronto!

Mas, Magda o que é BOKEH?!

Iiiih gente, esqueci de falar, né???

Então vamos lá!!! Sabe aquela parte “borrada” (sem nitidez) de uma foto?Então, é o Bokeh. Quando temos diferentes quantidades de luz vemos pequenas “bolinhas” ou “pentágonos” iluminadas. São aqueles pontos de luz que costuma acontecer quando tiramos fotos do Sol.

Assim ó:


Viram as bolinhas?! São os Bokehs!

Aposto que vcs já viram isso em alguma foto que vsc tiraram, não??? Muita gente deve ter pensado “iiih estraguei a foto”, que nada!!! Deu um efeito legal na sorte!!! E cá entre nós, TÁ SUPER NA MODA Bokeh! ;)

Então meninas, agora que vcs já sabem o que é, como faz: manualmente e digitalmente, “vambora” dar asas a criatividade e dar muitos clicks por aí!



Dica:

Pessoas,tem câmeras que não vão entender aquele papel na frente da lente, em algumas câmeras o ajuste do foco terá que ser no manual (MF) mesmo.

Boa sorte e divirtam-se!


Fotos: © Magda Rebello
http://magdarebello.com.br/

Um comentário:

  1. Olá,
    Muito obrigado pela refer6encia ao meu blog.

    Abraços e sucesso

    ATT:

    Jean carlo

    ResponderExcluir