quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

< B-sides da Coleção > Entrevista com a designer de moda Marjory Balbino

@MadyBalbino , designer de moda com o look mais votado do Projeto B-sides da Coleção.


"Acho que não teria uma reclamação para fazer à moda, mas sim à parte da sociedade que ainda vê a moda de forma pejorativa, preconceituosa, e tiram suas conclusões sem possuir conhecimento na área, sem saber o que um profissional de moda estuda... "

Painel de Inspirações de Mady

1)Quando descobriu que gostaria de cursar moda/ Quando se interessou por moda?
Quando pequena tinha uma máquina de costura de brinquedo, gostava de inventar roupas pras Barbies, mas foi com 11 anos, quando comecei a fazer aulas de desenho que o interesse surgiu realmente. Depois de certo tempo, meu professor se mudou e então parei com as aulas e comecei a desenhar por conta própria, onde comecei a ‘esboçar’ algumas roupas, a partir daí o interesse pela área só aumentou e em poucos meses sabia que era isso que eu queria pra mim.

2)Como é seu processo de criação?
Acho que a base de tudo é pesquisa, procuro pesquisar sobre o tema escolhido, procurar todas as possibilidades. A partir do conhecimento sobre o tema tem a concretização do mesmo, pesquisa de imagens que transmitam a idéia, o que pode ajudar com a pesquisa de cores, formas, estampas e também com o público alvo, depois disso o próximo passo é a criação de esboços. Para essa coleção fiz uma média de 20 esboços e fiz uma mescla dos elementos que definiam melhor a idéia da coleção.

3)Qual/quais técnicas de pintura/desenho usou no seu trabalho?
Neste trabalho usei técnicas bem simples, não tinha acesso aos meus materiais, pois estava de férias na minha cidade, então fiz dois croquis base e acabei usando somente lápis de cor simples pra pintura dos croquis.

4)Que carreira pretende seguir dentro da moda?
Desde pequena, quando comecei a me interessar por moda, já pensei em várias áreas possíveis para seguir. Pouco antes de entrar na faculdade, fiquei sabendo do curso de engenharia têxtil, logo me interessei pela área, principalmente aqui em Santa Catarina que tem grande foco na indústria têxtil, claro, que como qualquer estudante de moda, também me interesso pela área de criação e pesquisa, mas me encanto bastante com a área têxtil, motivo pela qual também curso faculdade de química.

5)O que acha do mercado de moda?
Acho que o mercado de moda está em uma fase de crescimento constante, ganhando cada vez mais destaque tanto a nível nacional, como internacional. Porém, muitos ainda vêem a moda de uma forma incompleta, apenas como desfiles, modelos e marcas famosas, associando moda com futilidade, sem perceber que se trata de uma área profissional importante e de grande destaque econômico.

6)Uma reclamação para fazer à Moda:
Acho que não teria uma reclamação para fazer à moda, mas sim à parte da sociedade que ainda vê a moda de forma pejorativa, preconceituosa, e tiram suas conclusões sem possuir conhecimento na área, sem saber o que um profissional de moda estuda (o que não é pouca coisa haha). As pessoas deveriam entender que moda não é apenas passarela, é pesquisa, estudo, esforço e muito trabalho.

7)Um elogio para fazer à Moda:
Acho a moda um dos meios de comunicação mais eficazes, através de uma peça de roupa podemos expressar idéias e sentimentos, mostramos quem somos e quem queremos ser. A moda cumpre muito mais que sua função básica de aquecer e proteger, é uma forma de arte que nos define.


Veja a mini-coleção de Marjory Balbino para a 1a edição do projeto B-sides da Coleção, aqui
Contato: twitter @madybalbino

Nenhum comentário:

Postar um comentário