"A Moda é uma área de trabalho infinita, existem milhares de profissões e atividades diretas e indiretas e, a cada dia surgem novas maneiras de se trabalhar neste ramo. A Indústria da Moda tem uma incrível contribuição social fornecendo emprego e sustento para inúmeras famílias ao redor do mundo."
1)Quando descobriu que gostaria de cursar moda/ Quando se interessou por moda?
Desde os 15 anos queria fazer Corte e Costura e inventar roupinhas pra mim mesma, mas nunca pensava em transformar essa vontade em profissão. Durante o último ano da escola comecei a me interessar por cursos de Moda, mas mesmo assim prestei vestibular para Nutrição e Matemática (ainda bem que não passei!! hehe). No ano seguinte me matriculei no curso de Estilismo e Coordenação de Moda no SENAC-SC enquanto fazia cursinho e, depois desse ano já sabia que era com isso que eu queria trabalhar. Então fiz vestibular para Moda na UDESC e Administração na UFSC, acabei passando e hoje faço os dois cursos.
2)Como é seu processo de criação?
É na tentativa e erro. Depois de estabelecido o tema e concluídas as pesquisas de tendências, materiais, texturas etc. faço mil esboços de todos os jeitos, valendo qualquer idéia maluca! Geralmente os primeiros ficam horríveis, mas aos poucos vou pegando o jeito e sempre acaba bem no final.
3)Qual/quais técnicas de pintura/desenho usou no seu trabalho?
No trabalho para o B-Sides usei a técnica mais básica: grafite simples esfumaçado. É a técnica que eu mais gosto de usar, é simples, prática, fácil e pode resultar em um ótimo efeito de luz e sombra.
4)Que carreira pretende seguir dentro da moda?
Por enquanto, dentro do currículo do curso de Moda, a matéria que mais me cativou foi Modelagem e por isso pretendo me aprofundar nesse ramo e buscar estágios como modelista. Mas também gostaria de trabalhar em áreas que pudesse mesclar Moda e Administração, como supervisão de produção, ou marketing de moda, produção de eventos de moda, etc.
5)O que acha do mercado de moda?
Acho super concorrido! É preciso ser muito profissional, se interessar por várias áreas de conhecimento, não ter preguiça de correr atrás pra aprender, e principalmente ter muita boa vontade e, claro, um pouquinho de “cara-de-pau”. Mas nunca perco o otimismo, acredito que quem procura bastante e faz por merecer consegue achar ótimas vagas!
6)Uma reclamação para fazer à Moda:
Por enquanto a Indústria da Moda ainda não está adaptada aos conceitos de sustentabilidade, e acredito que está longe de vir a trabalhar em equilíbrio com o meio-ambiente.
7)Um elogio para fazer à Moda:
A Moda é uma área de trabalho infinita, existem milhares de profissões e atividades diretas e indiretas e, a cada dia surgem novas maneiras de se trabalhar neste ramo. A Indústria da Moda tem uma incrível contribuição social fornecendo emprego e sustento para inúmeras famílias ao redor do mundo.
Veja a mini-coleção de Bruna para a 1a edição do projeto b-sides da coleção, aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário