quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Além do closet: Dicas para fazer sua mala de viagem

O feriado da Proclamação da República está chegando, e quem pode imendar a segunda -feira, dia 14, vai poder relaxar em um dos poucos feriados prolongados do ano!! Se você faz parte desses sortudos e decidiu viajar nesse feriado, aí vão algumas dicas para você fazer sua mala e aproveitar sua viagem!!

Em primeiríssimo lugar você deve se informar:

  • Sobre o seu destino: Deve-se conhecer com detalhes a cidade que irá ser visitada: seus pontos turísticos, se as ruas são de pedra ou de asfalto, atrações regionais, se há vida noturna agitada, como são os restaurantes, shoppings e tudo mais.
  • Sobre a previsão do tempo!! Isso é fundamental, saber se os dias estarão chuvosos ou ensolarados vai fazer toda a diferença na sua produção, e por consequência, na mala!!

Com base em todas estas informações, é possível saber qual o tipo de roupa deverá ser colocada nas malas: mais formais ou não, leves ou pesadas, calçados abertos ou fechados e assim por diante.

A escolha da mala também exige atenção!!

O tipo de mala pode variar de acordo com o destino: o formato retangular é ideal para viagens de negócios - pois você pode colocar ternos, trench coats e tailleurs de maneira que amarrotem menos. Quem sempre traz de volta objetos frágeis deve usar uma mala de revestimento firme ou levar uma bolsa extra para trazer os objetos separadamente. Se vai acampar ou fazer trilha, o ideal é uma mochila específica, resistente à água e ao barro.

Na hora de fazer as malas priorize roupas que combinem entre si. Nada de sapato novo na bagagem, quem viaja sempre caminha mais do que planejou e precisa de sapato confortável, já amaciado. Não esqueça também dos remédios de uso contínuo (leve junto uma receita) e, dependendo de para onde você for, mais analgésico, antitérmico, antigripal, antialérgico, digestivo, repelente, protetor solar, colírio, acessórios para lentes de contato e pastilha para dor de garganta, além dos produtos de higiene pessoal.

O importante é dispor as roupas de maneira a amarrotá-las o mínimo possível e deixar tudo organizado para ficar fácil de localizar.

- Os produtos de higiene pessoal, maquiagens e remédios devem ser colocados em lugares separados. Produtos de frascos grandes devem ser armazenados em outros menores, se for possível. Não havendo espaço suficiente na mala, leve-os em uma bolsa de mão.

- Se não houver espaço próprio para guardar os sapatos, coloque-os em saquinhos e deixe no fundo da mala.

- Peças delicadas (jóias, óculos, chapéus e perfumes) devem ser colocadas em estojos ou caixas específicas para evitar que se quebrem. Sempre que possível é melhor que fiquem numa bolsa de mão.

- As calças são as primeiras peças a entrar na mala e as pernas devem ficar de fora, depois de colocar todas as outras roupas, envolva-as com as pernas.

- As peças de roupa feitas em tecido mais delicados (lã ou seda, por exemplo) devem ser armazenadas em saquinhos ou, pelo menos, envoltas em papel de seda.

- As blusas, camisetas, calças e outras peças em malha devem ser dobradas e depois enroladas, assim amassam menos, podem ser colocadas em qualquer cantinho e fica mais fácil de achá-las.

Feito isso, atenção para o peso da bagagem e para a segurança dos fechos dela, e para a possibilidade de abrir e fechar a mala a qualquer momento sem traumas. Lembre-se que mesmo com a ajuda de alguns serviços, no final, é a gente que acaba carregando a mala pra cima e pra baixo, você também deve estar preparado caso algum órgão de fiscalização resolver abri-la na sua presença.


Não exagere na lotação da mala. As companhias aéreas podem cobrar o sobrepeso, o zíper pode não aguentar, e você terá que fazer muito mais força. Se for essencial levar tudo o que você separou, mas não está cabendo na mala com facilidade, não use truques – pegue uma mala maior (ideal), ou uma segunda mala. Em geral o passageiro pode levar 20 kg de bagagem na classe econômica e 30kg na executiva, mas nas linhas regionais o limite cai: 10 kg em aviões com até 20 assentos e 20 kg em aviões com mais assentos.

Bem, espero que as dicas ajude a você a ter uma ótima viagem!!

Bon voyage !!

Post por Louise Marques

Designer de Moda

Um comentário:

  1. adorei o post! ótimas dicas, com certeza vou aplicá-las na minha próxima viagem! e o legal é que a gente descobre coisas novas o tempo todo, né? :D

    ResponderExcluir