Estilo pode incluir moda, design, formato, ou aparência, incluindo por exemplo:
- Em botânica: estilo é uma parte do pistilo de uma flor.
- Vestuário
- Nas artes: dispositivos visuais, características tópicas e outras características que unificam ou distinguem o trabalho de certos artistas, grupos ou correntes; cunho distintivo.
- Estilo arquitetónico: Classificação de períodos da história da arquitectura de acordo com suas características formais.
- Gênero musical: em música.
- Cascading Style Sheets: estilos para páginas da internet.
- Gênero literário: em literatura.
- Figuras de linguagem:em linguística.
- O estilo faz a marra
- Tipo de música e dança folclórica da Argentina
Segundo o minidicionário Luft:
Estilo s.m. 1. Maneira particular de se exprimir em qualquer arte. 2. Uso;costume;praxe.
Segundo o dicionário Aurelio Online:
Significado de Estilo s.m. Maneira particular de escrever, de exprimir o pensamento: trabalhar o estilo. / Conjunto das qualidades características de uma obra, um autor, uma época: o estilo romântico, móveis de estilo. / Modo de vida; procedimento, atitude, maneira de ser: não é de seu estilo agredir quem quer que seja. / Uso, costume, hábito, modo: vestir segundo o estilo da época. / Ponteiro com que os antigos escreviam sobre tabuinhas enceradas. / Ponteiro do relógio de sol. / Botânica. Prolongamento do ovário que suporta o estigma. // Estilo internacional, arquitetura funcional, de formas cúbicas e sem ornamentos, criada por Le Corbusier, Gropius, Mies van der Rohe, por arquitetos do grupo De Stijl etc., e que foi adotada em numerosos países no decurso dos anos 1925-1945.
Esses significados ajudam... mas estilo é bem mais. Gabrielle Bonheur Chanel, mais conhecida como Coco Chanel, ou simplismente Chanel, que sabia bem o que é estilo, disse: "Os rostos mudam, a moda passa, o estilo permanece."
O que seria então estilo, algo mais sólido e mais eterno do que a própria moda? O Estilo é bem mais que estar na moda, estilo é saber qual é sua moda, seu jeito....e vivê-lo. Coco Chanel sabia bem qual era o dela, e viveu, literalmente seu estilo, como ela mesmo disse: "Eu criei um estilo para um mundo inteiro.
Vê-se em todas as lojas "estilo Chanel". Não há nada que se assemelhe. Sou escrava do meu estilo. Um estilo não sai da moda; Chanel não sai da moda."
Se o estilo Chanel fosse só uma tendência de moda que Gabrielle acreditasse, não seria tão verdadeiro como foi. Com estilo e elegância, ela revolucionou a década de 20, libertando a mulher dos trajes desconfortáveis e rígidos do final do século 19. Que fantasiavam ainda uma mulher frágil. Chanel reproduziu sua própria imagem, seu jeito, a mulher do século 20, independente, bem-sucedida, com personalidade e estilo próprio.
A bolsa de matelassê com alças de corrente dourada, o colar de pérolas, o tailleur e o vestido preto são os símbolos de elegância e status que marcaram para sempre a história da moda. E o seu perfume, o Chanel nº 5 - tido como o mais vendido no mundo -, que a tornou milionária. Nada disso aconteceria se Gabrielle Chanel duvidasse de seu estilo, ou pior, não o conhecesse.
Tem uma frase que eu adoro, e que vou deixar pra vocês pensarem:
“Estilo é saber quem é você, saber a mensagem que quer passar e não dar a mínima para o resto”
Viva ao estilo!! Viva a liberdade de podermos ser aquilo q somos !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário