terça-feira, 12 de julho de 2011

PhotoSínteses: Composição

Olá pessoas!

Dia bonito dá uma vontade de fotografar(quer dizer, qualquer dia é dia..rs!)... Mas o que hein?!

Uma das coisas mais importantes da fotografia é o tema, o que você quer dizer e mostrar na sua foto... Antes de tirar qualquer foto, analise: luz, forma, cor, ângulos... E se esta composição está bem estruturada pra você dar o “click” final. Não sabe muito para programar sua câmera pra tirar “aquela” foto?! Tudo bem, ela vem com várias funções programadas pra você não perder tempo e desanimar!!!

Então, nada de desânimo, mãos a obra, câmera a tiracolo e lá vamos nós!!!!

O tema

Como escolher o tema? Fácil, fácil... A própria câmera pode de dar uma sugestão vá a Cenas (ou SNC) ou no próprio dial mesmo, lá tem várias funções pré-programadas: paisagem, natureza, praia, crianças, retrato...

Você vai viajar?! Conte a história da sua viagem (lembre-se: que tirar fotos suas é importante, mas quando você for mostrar na volta as fotos, as pessoas não estarão a fim de te ver e sim os locais que você visitou!!! Rs!)

Tente sempre enquadrar, você e o local visitado, não só você na foto!!!


Natureza, nada melhor que tirar fotos de flores, árvores, bichos, não é mesmo!?Aproxime-se, o máximo que você puder, caso não possa chegar muito perto use o “zoom”, experimente ângulos diferentes, como: colocar a câmera no chão fotografe de baixo para cima ou vice-versa.


Na praia!!!! O que é mais importante na praia?! O mar!!!! Então tenha ele sempre como um pano de fundo, se tiver na sombra (debaixo do guarda-sol, por exemplo) pode usar flash (algumas câmeras têm o Flash de Preenchimento programado, pode utilizá-lo!!! Ele serve pra clarear as sombras, como assim? Sabe aquelas sombras fortes do rosto quando o sol ta forte, ele compensa essas sombras!) . Por do sol na praia é tudo de bom!!! Aproveite a luz do entardecer, dá ótimas fotos com a luz amarelada e suaviza as sombras!!! Se quiser que o sol e você “saiam” na mesma foto, lembre-se de usar o flash, quer só sua silhueta aí sim você desliga o flash!

Quer fazer um ensaio pra colocar aqui no B-sides?! Pense no cenário e figurino, não tenha pressa... Analise o que você que destacar: roupas, acessórios, o cenário todo, só a modelo, e por aí vai... Utilize a função retrato ou paisagem (foco infinito), vá experimentando e encontre o que se enquadra melhor pra sua história...



Aproveite pra criar novas maneiras de olhar o mesmo!!!

Independente do tema que você escolher, faça uma composição harmônica, sombras são muito bonitas em fotos. Evite o uso do flash, sempre que puder! Utilize a luz natural, podendo ser de uma janela, do sol, ou uma luz artificial (lâmpadas, televisão etc). Experimente as funções pré-programas da câmera ( retrato,paisagem,noite etc) , veja o que acontece, caso esteja programada para tirar foto de paisagem e ela não ficou legal, mude pra outra coisa, tente entender como a câmera “raciocina” para você pensar junto com ela, compreenda e domine!!!!

E o mais importante: quem faz a foto é você!Não a câmera, você não precisa da melhor câmera do mercado pra fazer uma boa foto e sim um bom olhar!!!Sabendo contar sua história todas suas fotos ficarão ótimas!!!

Divirtam-se!!! Bons clicks!

Dicas:

SEMPRE!SEMPRE!!! Dê um 1º clique no botão de disparo, sua câmera vai focar automaticamente,caso o que foi focado não é o que você que a câmera foque, dê mais cliques de leve no botão de disparo, chegando ao ponto ideal, aperte para tirar a foto! Essa focagem costuma aparecer marcada de verde, ou pontos vermelhos em cima da imagem a ser fotografada.

A maioria das câmeras possui um símbolo de uma florzinha , este símbolo é da função macro. Para que serve o macro?! Serve para tirar fotos de algo em 1º plano, bem próximo. Tirar fotos de detalhes de uma florzinha ou do que você quiser! ;)

(obs: leia o manual a distância focal mínima da sua câmera nesta função)


Post por Magda Rebello

Fotógrafa

http://www.magdarebello.com.br/

2 comentários:

  1. ADOREI seu blog...
    Já coloquei no favoritos pra eu ler sempre :)
    Passe lá conhecer o meu tbm
    www.carolinanocabide.blogspot.com
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. magdaaaa amei esse post! :D deu até vontade de sair agora aqui do trabalho e sair tirando fotos de tudo...! super inspirador! conseguiu contar bem o que pretendia! parabéns! ;D

    ResponderExcluir