terça-feira, 26 de julho de 2011

PhotoSínteses: Macro Fotografia

Olá pessoas!!!

Macro fotografia, vocês sabem o que é???

É algo viciante!

É algo divertido!

É algo muito legal!

Já falei da função macro, acho que em todos os posts anteriores. Pois bem, essa função da florzinha é TUDO DE BOM minha gente! Este é o símbolo que você deve procurar na sua câmera:


Achou a florzinha na sua câmera? Fica nos botões de direção,ok!

Mas se a sua câmera for dessas modernas com tudo bem simplificado, essa função costuma estar junto com a close up, ou a função do sorriso : ) – automaticamente, a função sai do “close up” e vira, como num passe de mágica* “macro”. Assumo que eu não gosto disso, acho legal o botão pra escolher se é macro ou não, mas como andam simplificando tudo resolveram tirar o botão do macro!Enfim... Achado como se muda pra função macro, lá vamos nós!

*passe de mágica = quando você se aproximar com a câmera o mais perto possível ( essa distância é câmera que calcula – ver manual) com a sua câmera do objeto a ser fotografado.

O que é macro fotografia?

A MACRO Fotografia é a fotografia de pequenos seres, objetos ou detalhes que normalmente passam despercebidos no nosso dia-a-dia. Aquele detalhe pequeno de um souvenir, o pólen da flor, ou um inseto são os principais focos de quem quer um macro fotografia. Você também pode variar, não limite-se a só isso, eu costumo, por exemplo, usar para retratos, quando eu quero o detalhe do rosto. Experimente para outras coisas também.

Como fotografar em macro?

1) Coloque na função macro. Aperte o botão da “florzinha”

2) Observe a luz – em algumas câmeras o flash sai automaticamente nessa função, caso perceba que não tem necessidade, desligue-o.

3) Apóie a câmera em algo firme (tripé, chão, banco etc.) – qualquer mexidinha a foto sairá tremida.

4) Aproxime a câmera na distância mínima permitida, do objeto - isso tem que ver no manual. Essa distância, de 0 a 10 cm, varia de câmera para câmera.

5) Dê o 1º toque, pra ver se focou o que será fotografado.

6) Click!

Lembre-se sempre de tirar da função macro, se você for tirar fotos de outras coisas, caso não tire as fotos sairão desfocadas. E você não vai curtir! ;)

Para quem tem uma câmera profissional, o legal é ter um filtro ou uma lente de close up (macro),para brincar bastante !



É isso aí, nada de difícil! Vai me dizer que você nunca pensou quando viu uma foto de inseto (ou qualquer coisa mínima): Noooossa que demais, esse cara é fera?! – bem, “o fera” agora pode ser você!

Não é a câmera, é o que está atrás dela! Fica a dica!

Divirtam-se e bons clicks!


Post por Magda Rebello

Fotógrafa

http://www.magdarebello.com.br/

Um comentário:

  1. oi amore
    já viu o Novo visual de #KatyPerry lá no Garotas más usam Neon: http://t.co/aoJvMd4

    passa lá e confere *_*

    passei aqui pelo face e adorei ^^

    ResponderExcluir