segunda-feira, 28 de março de 2011

Desenhando o Look: Japonismo


segunda-feira, 28 de março de 2011

Desenhando o Look: Japonismo

Colagem de inspirações Japonismo:
Contrastes de estilos e cultura
Esse é o post de estréia do "Desenhando o look", onde criamos um croqui com um look inventado e inspirado em algum tema que escolhemos. Este mês escolhemos homenagear o Japão, devido ao impacto da tragédia que lá ocorreu e que ecoou até nós através das noticias.
Essa homenagem é uma forma de transmitir nossa positividade e admiração a esse povo e cultura que permeia nossas vidas! Povo forte, mestres nas artes e design, capazes de renascer sempre e sempre e superar extraordinariamente episódios difíceis de sua história.
Meus traços neste croqui foram apenas de lápis, assim meio rascunhados, representando o momento frágil do país+ a idéia do ato de desenhar, incentivado desde cedo entre os japoneses.
O vestido é de organza de seda com estampa de flores - que remetem ao Hanami- época em que os japoneses vêm o florescer das cerejeiras e das famosas flores sakura. Todo trabalhado em babadinhos de renda nas bainhas - fazem lembrar escamas de peixes - sushis!
A meia azul no look de cores claras, é um contraste, afinal se analisarmos a cultura e o streetstyle de lá, podemos ver essas ousadias contrastantes e ao mesmo tempo comedidas. Como a cultura ancestral que se cruza com as harajuku girls - super coloridas e caricatas- pelas ruas.
Minha mensagem final fica na sacola reciclável - que vejo muito sendo usada nas ruas, também, pelos japoneses - sempre com inscrições e recados estampados, no croqui essa ecobag vem em formato furoshiki - técnica de amarração de tecidos para embalar e carregar coisas, usada pelos japoneses há séculos. E a mensagem da minha estampa é de esperança para este momento, com a bandeira do japão.


Veja o desenho em detalhes:

"Meus traços neste croqui foram apenas de lápis, assim meio rascunhados, representando o momento frágil do país+ a idéia do ato de desenhar, incentivado desde cedo entre os japoneses."

MAKE UP:

Curiosidades e Maquiagem Por Mari Figueiredo:

Os olhos Futae estão para japonesas como o bumbum para as brasileiras. Para quem não sabe, olho Futae é o nome dado aos olhos que tem aquela dobrinha da pálpebra móvel, o que para elas é algo importantíssimo e símbolo de beleza. Para conseguir essa dobrinha muitas recorrem a cirurgia, e algumas usam uma cola especial como exemplo a Eye Talk. Como funciona? Primeiro escolhem um formato para o olho, depois aplicam a cola como nas figuras abaixo, espera secar um pouco e com ajuda de um “garfinho” que vem com a cola, empurra a pálpebra para dentro até grudar como desejam.

Fiz um teste com a cola de cílios, e funciona também. Não sou oriental, então meu teste foi para resistência ao abrir e fechar o olho. Só cuidado para não entrar em contato direto com os olhos, e em caso de irritação removam imediatamente a cola e lavem com bastante água.

Vocês também já devem ter reparado no ar inocente presente em muitos looks japoneses de diversos estilos (também uma característica e fetishe), então vou dar uma dica de materiais e como usá-los para conseguirem esse toque “bonequinha” divino de ser:

1-

1- Eye Talk (Opcional) – Para deixar o olho mais amendoado
2- Um primer ou base para uniformizar a pele, e pó compacto. Reparem que as peles estão sempre “lisinhas” mas tem um brilho suave de iluminador.
3- Marque o côncavo com um tom marrom, isso ajuda a desenhar os olhos, já que as japonesas não tem o côncavo tão evidente. No resto da pálpebra, mais perto dos cílios use a cor que preferir, sendo sempre tons delicados como os pastéis, ou mesmo o marrom
mais esfumado.
4- Lápis de olho bege: passe na linha d’água para ajudar a abrir os olhos. LáLápis preto: na raiz dos cílios, logo abaixo da linha d’água, fazendo um contorno delicado.
5- Nos lábios, um batom rosinha, coral e um gloss transparente ou da mesma cor do batom, para dar um brilho “húmido”
6- Blush rosinha, sem exageros!
7- Aplique tufos de cílios postiços para valorizar o olhar, passe um pouco de rímel alongador para unir os naturais aos postiços.
8- Circle Lens: São lentes de contato grandes, que dão a impressã
o de que o olho é maior. Além de um olhar de “boneca”, é muito usado em cosplay e lembra muito os olhos dos animes.

Post Parceria por Raquel Provenza do blog B-sides Fashion e Mari Figueiredo do blog Clube da Lulu

6 comentários:

  1. Adorei a ideia de escolher temas e desenhar. Quando eu tiver mais craque nisso, vou tentar também.
    Seu croqui tá lindo, amei o look! Parabéns!
    Apesar de não ter japa na família, meus olhos são pequenos, tipo o nº3
    Sempre saio com cara de sono nas fotos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Bruh!
    Quero mesmo que mandem desenhos, eu posto neste post! ;)
    Bjoks
    Raquel

    ResponderExcluir
  3. Legal a nova coluna, amo croquis. Este ficou lindo!!
    bjs!

    ResponderExcluir
  4. Legal a nova coluna, amo croquis. Este ficou lindo!!
    bjs!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelo coment Ana!
    Quem quiser enviar os seus pode enviar!!
    Bjoks
    Raquel

    ResponderExcluir
  6. Muito legal o site site, voltarei mais vezes, para ver as novidades.

    ResponderExcluir