terça-feira, 19 de julho de 2011

PhotoSínteses: Autorretrato

Olá pessoas!!!

Tenho pra mim, que autorretratos são as primeiras fotos que qualquer pessoa tira quando pega uma câmera na mão.

Outro dia fui a um banheiro no shopping e tinha uma grupo de adolescentes se fotografando, a velha foto do reflexo no espelho... não querendo ser chata mas sendo, chatérrima, isso é muiiiiiiiiito ruim, é péssimo..ainda mais quando você faz boquinha sexy e a câmera sai na sua frente...não! Não façam jamais assim!!! Aliás, nada contra aos espelhos e qualquer coisa que reflita imagens (adoro reflexos), mas contra a câmera e pose “sexy-forçada” que sai nessas fotos...

Eu acho que um autorretrato tem que falar e simbolizar o que é você, seu rosto, seus acessórios, a maneira como olha a câmera...Tudo isso vai mostrar ao espectador o que realmente você pensa de você e o que quer representar na foto. É algo muito difícil de fazer, é uma arte que precisa de dedicação e tempo.

É lógico que você quer ser sexy, seja sexy!!! Se você quer ser meiga, menininha, bonitinha, o que for, seja!!! Simbolize isso com a maquiagem , os acessórios, penteados, o cenário etc...

Pense como você estará na foto , se focará seu rosto ou corpo inteiro, e no tema ao qual o seu autorretrato vai retratar se precisa de um cenário,intervenções ou uma ajudinha de alguém.

Escolhido como você vai posar, vamos falar das partes técnicas!

1) Luz!!!! Sempre luz!!!! Luz natural, é claro – escolha uma fonte de luz indireta ou direta: janela, um dia nublado(rs!), lanternas...

2) Apóie num tripé, ou numa base firme ( mesa, banco etc)

3) Foco!!!Coloque “algo” no lugar onde você ficará para te facilitar na focagem. Caso sua câmera tenha foco manual (MF), foque na distância ou algo que fique na altura dos seus olhos ( você pode levar a câmera contigo, no lugar que você irá posar e focar onde ela ficará na hora de tirar a foto, o foco é feito por distância). Caso você utilize auto foco (AF), não se esquecer de dar o 1º toque no botão de disparo para focagem, quando ver que na área dos olhos ficou com a marcação verde, é só programar a câmera. Ou, apenas utilize a função: “retrato”; programada na própria câmera.

4) É autorretrato, então você está fazendo essa tarefa sozinha!! Dá trabalho,sim!!! Use o timer da câmera para te facilitar e saia do clichê braço esticado e sorriso colgate! (mas às vezes não tem jeito mesmo, temos que usar o braço esticado,mas tome cuidado para ele não aparecer!!!)

5) Divirta-se, faça caras e bocas, procure novos ângulos e sorria (ou não, hahaha) porque LÁ VEM O PASSARINHO!


Rembrandt pintou seus autorretratos dos seus 22 anos até a sua morte em 1669.


Um dos mais conhecidos autorretrato de Van Gogh


Autorretrato mais caro, avaliado meu US$3.89milhões, da fotógrafa Cindy Sherman.

Grandes artistas pintavam seus autorretratos, a câmera fotográfica matou esse desejo do homem de ter com ele a sua própria imagem, a fotografia possibilita várias experimentações e versões de nós mesmos, basta apenas de um “click”!




Então minha gente, mãos a obra e pensem sempre: o que você quer que os outros vejam de você!?

Divirtam-se e bons clicks!

Dicas:

Ângulo de baixo pra cima dá uma sensação que a pessoa engordou. De cima pra baixo, é ao contrário, dá a sensação que a pessoa emagreceu... Não é uma regra, apenas experimente e veja o que acontece!

Se você quiser tirar foto de algum detalhe do rosto, utilize a função macro (que é simbolizada por uma flor).

Tá a noite não tem jeito!! Use o flash! O ideal é colocá-lo pra cima, disparando em direção ao teto, ou cole um pedaço de papel vegetal no flash, pois assim, ele funciona como um rebatedor, não resultando naquela luz dura em seu rosto.

Fotos em preto e branco, sépia são sempre muito interessantes, algumas câmeras têm outras funções de edição de imagens programadas, click e veja o que vai dar!


Post por Magda Rebello

http://www.magdarebello.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário