quarta-feira, 16 de março de 2011

SweetSharing :: Furoshiki

Os assuntos JAPÃO continuam por aqui, como forma de enviar positivismo para o país e ressaltar tudo de bom que essa cultura japonesa nos trouxe!

FUROSHIKI! Você já ouviu falar?!






O furoshiki é um tecido tradicional japonês que, quando dobrado, assume diferentes formas e funções - como embalagens, bolsas ou peças de roupa. Uma pesquisadora japonesa, Etsuko Yamada, especialista no tema, esteve no Brasil, em novembro, para divulgar a utilização do furoshiki como item de moda e opção ecológica às sacolas plásticas.

“O furoshiki é um objeto muito simples e, ainda assim, tem muito da cultura japonesa dentro de si. Realmente acredito que podemos sentir e conhecer melhor a essência do Japão por meio dele”, diz Yamada.

A professora é fundadora da primeira loja de furoshiki do Japão, a “Musu-bi”, inaugurada em 2005 com o objetivo de trazer o tecido tradicional ao mundo contemporâneo, por meio de padronagens modernas e antenadas com o universo pop. No currículo de Yamada também consta a publicação de quatro livros sobre o tecido japonês.


Aprenda a fazer um embrulho de presente

Furoshiki é muito chic, não acham?!

;)

3 comentários:

  1. É possível encontrar o Furoshiki no Brasil? Mais uma forma de eliminar as sacolas plásticas. Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!
    O interessante é procurarmos aprender para praticar e fazermos nossos proprios! Dá uma olhada:
    http://www.google.com.br/search?sourceid=chrome&ie=UTF-8&q=furoshiki+no+brasil
    Tem muitas opçoes, videos, inclusive rolou até um concurso de padronagem em função da divulgação do furoshiki aqui no Brasil!
    Se eu ficar sabendo de +alguma coisa divulgo!
    Bjoks
    Raquel

    ResponderExcluir
  3. nossa, muito legal isso! tomara que se divulgue mais!

    ResponderExcluir