terça-feira, 31 de janeiro de 2012

PhotoSínteses : Congelando o movimento


Olá pessoas!
Quem disse que não dá pra ficar parado??? O cara tá correndo atrás da bola, o carro tá correndo demais e o pirralhinho do seu sobrinho não fica quieto??? Caaaalma eu tenho a solução dos seus problemas!!!! Tem um modo programado na sua câmera exatamente para essas situações!!!!

É a função “Esporte ou Ação”- o símbolo no dial é do “bonequinho correndo”.
Este modo é ideal para fotografar objetos em movimento, incluindo: pessoas praticando esportes, animais, carros, vida selvagem etc.

Como funciona?

O  modo de Esportes aumenta a velocidade do obturador para congelar a ação ( assim o diafragma ficará mais tempo aberto e entrará mais luz no sensor da câmera, pegando todo o movimento da ação)  Para conseguir o efeito correto a câmera e o fotógrafo devem acompanhar o movimento da ação a ser fotografada, assim o resultado da foto será: um fundo borrado e o assunto da foto dando a idéia de movimento- o nome dessa técnica é panning.

Assumo que é um pouco difícil em câmeras compactas, mas é possível! É preciso mãos firmes, uma boa iluminação, e não se mover na direção errada (vertical, caso o sujeito esteja correndo na horizontal).


Dicas:
Pra quem é mais curioso e tem a função M (manual) na câmera, é aumentar a velocidade tirar muitas fotos! ( lembre-se de acompanhar o tema!)

Algumas câmeras têm a função Criança e Animais – elas congelam o movimento também, mas não tanto como a função esportes.

Hora da diversão!!!


Divirtam-se e bons clicks!!!
 www.google.com

Post por Magda Rebello
Fotógrafa e artista plástica

Um comentário: