Páginas

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Além do closet: Moda e esporte. Juntos nos jogos Pan-Americanos !!

Quem acha que em Guadalajara, no México, onde está acontecendo o Pan -Americano, só é apresentado esporte, está muitoooo enganado! A moda está em todo canto!!
Eu adoro esportes, e adoro acompanhar Copa do Mundo, Olimpíadas, Pan -Americanos... mas minha área, como todos sabem, não é o esporte (pelo menos não profissionalmente,rs) e não pude deixar de reparar nos modelitos da nossa delegação. E além de estar dando um show nos esportes, o Brasil também está arrasando no quesito moda!!

Meu figurino favorito, foi o do dueto brasileiro de nado sincronizado!! Lara Teixeira e Nayara Figueira competiram com um maiô confeccionado especialmente para elas, pelo nosso designer sempre genial, Romero Britto. O maiô demorou cerca de nove meses para ser finalizado, e contou com a ajuda de Verônica Rocha Franco, parceira de longa data do dueto, para tornar-se realidade. Ela, autora dos últimos maiôs da dupla, confeccionou a obra prima do artista plástico, que foi usada pela primeira vez pelo dueto no Mundial de Esportes Aquáticos, em Xangai. As meninas adoraram o resultado e eu, também!!! rsrsrs Elas já ganharam uma medalha de bronze e voltam a competir no Pan amanhã, dia 20, as 17hs. Vamos torcer por elas!


Outros figurinos que sempre chamam nossa atenção, são os usados na ginástica rítmica e ginástica artística. Nesse Pan gostei especialmente das roupas usadas pela nossa atleta-destaque da ginástica rítmica: Angélica Kvieczynski. Atleta que ganhou três medalhas de bronze e uma de prata e entrou pra história do esporte brasileiro. O valor dos colans utilizados nessa modalidade pela equipe nacional, é cerca de R$ 1.300, cada um.
A origem do valor é a grande quantidade de cristais Swarovski, tão brilhantes quanto caros. Só a roupa de Angélica, conta com quatro mil pedrinhas de diferentes tipos. A missão de costurar tudo isso é da mãe dela:
- Ela desenha e borda. Quando estou muito empolgada, chego e falo: "Mãe, me faz um colan assim?". E ela faz ou responde: "Não vai ficar bom, que tal a gente fazer de outro jeito?". Aí eu digo: "Então, está bom: eu confio em você".




No caso da equipe de conjunto, que já faturou várias medalhas de ouro nesse Pan, a missão de deixar tudo pronta é de uma costureira de Londrina, cidade da técnica Camila Ferezin:
- Eu crio o modelo e ela executa. Toda técnica tem que saber um pouco sobre como os estilistas trabalham, saber um pouco de moda, das cores que se está usando... Tem vários itens que compõem esse figurino: começa pela escolha da música, depois vamos para o colan, cores, maquiagem...


A pesguisa de moda, também esteve presente na criação da roupa usada pela delegação brasileira nesses jogos. A diversidade étnica e cultural do Rio de Janeiro e o calçadão de Ipanema inspiraram os desenhos dos uniformes que a delegação brasileira veste nos Jogos Pan-Americanos.

Bem, aqui estão os modelitos que mais chamaram minha atenção... mas o Pan ainda não acabou, e ainda entrará em cena muitos atletas talentosos vestidos de ARTE !! Eu vou continuar de olho, e vocês, gostaram de quais modelos??
Bons jogos e que venham mais medalhas!!

Bjokas



Post por Louise Marques
Designer de moda

Nenhum comentário:

Postar um comentário