quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Beauty and the Best: Fui tributada em uma compra internacional. E agora?


Passei por esse stress pela primeira vez há alguns dias. Desde sempre peço coisas online, vindas de todo o canto do mundo: Hong Kong, Estados Unidos, Canadá, China, Europa… e nunca tive problemas em ser tributada. Também já pedi de diversos tipos de sites: Ebay, BeautyBay, Amazon, Strawberrynet, Benefit… e NUNCA FUI TAXADA. Até que nesta última compra, ao entrar no site dos correios, com meu código de rastreio, eis que está escrito:  “Em trânsito para RFB – TRIBUTADO-EMISSÃO NOTA TRIBUTACAO/BR”.
E eu faço o quê? Foi o que eu pensei. E, agora que eu sei como sair dessa, vim contar aqui, caso aconteça com uma de vocês. O negócio até que é bem simples. Você espera. E quando chegar na Agência dos Correios em que você deverá tirar o seu pacote, ela te manda um documento de “Aviso de Chegada” com todos os dados necessários: Endereço de retirada, data limite para retirada e valor a ser pago. Aí é só ir pagar e retirar (EM DINHEIRO, eles não aceitam cheques nem cartões!) e ser feliz (se você conseguir, depois de ver o valor).
No meu caso, a taxa foi de exatamente 60%. Comprei um delineador da Calvin Klein no Morangão, e paguei R$ 36,50. A taxa foi de R$21,00, quase que dobrou o valor. Ódio, ódio, ódio!!
Resolvi colocar mais algumas informações para vocês, por partes.
Quais as chances de você ser taxada? Taí um eterno mistério, de como será que eles escolhem os pacotes para serem taxados. Como taxa de importação aumentou  bastante, com as pessoas perdendo o medo de pedir online e internacionamente, eles resolveram fazer uma operação chamada Maré Vermelha, visando diminuir este número de importação e assim começarmos a consumir produtos feitos aqui no país (como se o preço daqui fosse compatível!). Teoricamente, apenas os pacotes acima de U$50 deveriam ser taxados, mas pelo que eu entendi, eles estão taxando de tudo um pouco – a minha encomenda mesmo foi R$36,00 e eu fui taxada.
Tem outra, quanto mais caro e seguro o método de envio, mais chamará a atenção do oficial da receita, e mais chances de você ser taxada. Afinal, se você investiu no frete, é porque o produto deve ser caro.
O que é taxado?
Depende do tipo de produto! No site da Receita, está escrito o seguinte:  “Remessas no valor total de até US$ 50.00 (cinqüenta dólares americanos) estão isentas dos impostos , desde que sejam transportadas pelo serviço postal, e que o remetente e o destinatário sejam pessoas físicas” – foi aí que o meu produto foi taxado: ele veio do Morangão, site de vendas, e consequentemente, pessoa juridica! Saco! É raro um pacote de menos de U$50 dolares ser taxado, mas acontece!
Ainda está escrito que “livros, jornais e periódicos impressos em papel não pagam”; de resto, tudo leva taxa em cima. A porcentagem é que varia dependendo do tipo de produtos; eletrônicos e perfumes quase sempre são taxados; é difícil valer a pena comprar eletrônicos pelo correio vindo de fora do país. Maquiagem é mais difícil de ser taxada – eu mesma só fui taxada esta vez!
Qual o valor da taxa?
Pedir algo internacional pode acabar saindo caro. O valor da taxa pode chegar até 60% do produto em taxas. Como eu disse acima, no meu caso, a taxa foi de exatamente 60%. Comprei um delineador da Calvin Klien no Morangão, e paguei R$ 36,50. A taxa foi de R$21,00, quase que dobrou o valor. Ódio, ódio, ódio!!
Caso você seja taxado e não queira pagar a taxa,tudo bem. Existe a opção de ignorar e você não ir buscar no correio (tem uma data limite para retirar, depois disso ele é reenviado ao remetente).Ela volta sem taxas, e você pode até combinar do vendedor te reenviar. Obvio que você corre o risco de ser taxado novamente, e provável que tenha que pagar outro frete…
Ouvi dizer que se a taxa vier muito cara e não fizer sentido, você pode ir “recorrer” no correio, levando a cópia da sua fatura do cartão, printscreen do seu pedido, e mais algum documento que tiver, que eles te darão um formulário para preencher e que será analisado. Sinceramente, nem tive paciêcia de fazer isso, então não sei dizer se é verdade.
Vou ficar no prejuízo?
O único site que eu conheço que devolve para você o valor pago pela taxa é o Morangão. Deixando claro que no próprio site eles dizem “Basta preencher o formulário abaixo para solicitar o reembolso. Você pode esperar receber um crédito no seu cartão de crédito ou na sua conta PayPal em 1 à 2 semanas após a seu reembolso ter sido aprovado. É um prazer para nós reembolsá-lo do seus gastos com as taxas. Observe porem que não somos obrigadas a fazer qualquer tipo de reembolso. Fazemos na base de boa vontade.”
Ou seja, eles não tem obrigação nenhuma de reembolsar, mas parece que o fazem. Eu vou tentar, e depois conto para vocês se a minha taxa foi ou não reembolsada pelo Morangão. Se for mesmo, vale a pena comprar no site porque, mesmo se você for taxada, eles te devolvem o dinheiro.
Espero ter ajudado meninas! Se quiserem, depois posso fazer um guia de compras em sites internacionais! Beeijos!


Post por Dani Zaccai
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário