terça-feira, 17 de julho de 2012

Moda Made in China!

Post reflexão: Não há como escapar da onda chinesa de todo tipo de produto e matéria prima que toma o Brasil e outros paises cada vez mais!
Não é de hoje que notamos a presença do 'made in china' no mercado.
Mas o fato é que na Moda/Confecção/Ind.Textil essa invasão tomou proporções assustadoras e ameaçadoras para os produtores locais. Outros países como Indonésia também andam na mesma que a China.

Muitas Fábricas de tecidos daqui estão fechando as portas, o tecido importado é muito mais barato do que o nosso, afinal possuem subsídios ilegais e mão de obra quase escrava de chineses que trabalhavam no campo por quase nada e foram aproveitados para tecelagens e fábricas ganhando o equivalente a R$30,00 por mês e ainda assim muito felizes, trabalham em cubículos que não o permitem nem ficar de pé - estratégia utilizada para que o trabalhador evite ir ao banheiro ou fazer outras coisas que  o distraia e baixem sua produtividade...

É com essas estratégias que a China tem se tornado imbatível, e inclusive marcas de moda tem procurado novas soluções para aumentarem seus lucros investindo em produtos chineses e colocando suas etiquetas.

Na área dos acessórios, nosso forte aqui no B-sides, notamos a falta de saída e a tendência de mercado geradas por essa onda chinesa.
Fundições fechando, matéria prima importada da China e cada vez mais lojinhas onlines vendendo produtos repetidos comprados no E-bay e fabricados por quem??? Ela mesma, a nova potência em exportar.
Não somos só nós brasileiros que somos revendedores da 'Chayna' - apelido carinhoso que dou a essa potência que ao mesmo tempo que admiro acho terrível - Os 'esteites' também gostam de comercializar essa matéria! Se vocês passearem pelo site do E-bay vão ver várias peças de bijoux e acessórios iguaizinhas com o dobro ou triplo do preço em sites como Forever21, Asos, Bleu Dame etc.

Tudo bem que a 'Chayna' não é assim tão criativa, vocês podem notar que a maioria de váriassss das coisas que fabricam são cópias genéricas de estilistas e designers famosos....

Vejam esse design famoso criado pela marca House of Harlow1960 e orgulhosamente anunciado num site de vendas de produtos importados da China:
A China se especializou e com louvor em fazer cópias tão bem feitas, vendendo o design copiado na careta para todo mundo!

311.jpg
346.jpg345.jpg347.jpg348.jpg349.jpg
350.jpg
Veja aqui o que eles escrevem ainda: Igualmente tenha a outra casa da jóia de Harlow na venda!
Mal traduzido para nós pelo tradutor automático do site.
Querendo dizer que é 'igualzinho ao da House of Harlow'!!!


O que fazer para fugir do fast fashion da China e de outros produtos importados e ressaltar a cultura brasileira e a criação autoral dos designers e salvar os produtores daqui?

Algumas medidas pedidas pelos industriais tem sido igualar as condições de impostos etc. dos produtores internacionais para que possam competir igualmente e uma outra medida a se adotar é fazer um produto diferenciado - E isso a B-sides busca fazer!
Para variar dos produtos sempre iguais, passe em nossa lojinha!

Não desmerecemos os produtos chineses, acho que eles são até de boa qualidade pelo preço que oferecem, para quem adora andar na tendência e quer comprar toda hora, é perfeito, eu compro numa boa! O que eu acho que chega uma hora que deixa de compensar é o quesito exclusividade: 

Você acaba encontrando alguém usando ou vendendo o mesmo produto!

Tem uma hora que queremos coisas novas e diferentes!! Bem, pelo menos eu tenho essa sede! 
Se você também tem, acesse
e fique ligado nas news!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário