terça-feira, 22 de maio de 2012

PhotoSínteses: Agenda Cult RJ


Olá pessoas!!!
Hoje começa aqui no PhotoSínteses  uma nova série  sobre dicas culturais  aqui no Rio de Janeiro - será periódica ou não, depende dos eventos!!! Minha ênfase será nas exposições de fotografia, mas também darei dicas de qualquer outro tipo de manifestação artística. Caso vocês queiram dar dicas também se sintam a vontade!!! E pessoas de outros estados que tenham dicas ou querem divulgar algum evento enviem pra gente ou coloquem nos comentários!!!

Então pra fazer aquela agenda suuuuper cult, lá vamos nós!


A Terra vista do céu  
Mostra a céu aberto, na Cinelândia, do fotógrafo e ativista ambiental francês Yann Arthus-Bertrand, com 130 imagens de grandes dimensões registradas de helicópteros. Onze delas, inéditas, foram feitas no Rio.

Exposição “A Terra vista do céu” por Yann Arthus-Bertrand
De 27 de abril a 30 de junho
Praça Floriano | Cinelândia
Fotos:




Simplesmente Doisneau  

Uma iniciativa da Aliança Francesa do Brasil, Simplesmente Doisneau é o título da exposição, inédita no país, que celebra o centenário de nascimento de Robert Doisneau. Um dos maiores nomes da história da fotografia mundial, desde o início da carreira ele se mostrou apaixonado pela poesia do cotidiano, a ponto de desenvolver um novo modo de pensamento visual, audácia esta colocada a serviço de um pensamento social rigoroso. Influenciado pelas obras de Henri Cartier-Bresson, Eugène Atget e André Kertész, ganhou fama por fotografar a vida social de Paris e de seus arredores, sem distinção de classe social: uma visão da fragilidade humana e das contradições da vida. Robert Doisneau morreu em 1994.

CCJF ( site)
Av. Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro
Até 24/06
Terça a domingo,
De  12h às 19h
Galerias do 2º andar
Entrada franca

Fotos:
                         



Exposição World Press Photo (site)
A Caixa Cultural Rio de Janeiro exibe até 3 de junho a 55ª edição da mostra WPP – World Press Photo, com imagens de um dos principais concursos de fotojornalismo do mundo.
O concurso mundial acontece anualmente e reúne os principais trabalhos do ano anterior em fotojornalismo. Em 2012, um júri de 19 profissionais avaliou as mais de 100 mil imagens enviadas por 5.247 fotógrafos de 124 países.
Fotos:
Caixa Cultural Rio de Janeiro (site)
 Av. Almirante Barroso, 25, Centro
De 8 de maio a 3 de junho de 2012.
De terça a domingo, das 10h às 21h

A foto vencedora retrata uma mulher, com rosto e corpo completamente cobertos por véu, que tem em seus braços um filho ferido durante confrontos em Sanaa, no Iêmen. A imagem foi feita pelo fotógrafo espanhol Samuel Aranda, enviado do jornal The New York Times ao país.


Essas são as 3 dicas de hoje! Uma bem pertinho da outra e todas de graça!!!! E além dessas exposições há outras também nos centros culturais olhem a programação no site de cada um, façam uma programação bem recheada e divirtam-se bastante!!!

Divirtam-se e bons clicks!

Ps: Eu amo profundamente o trabalho do Robert Doisneau. A exposição dele pode ser fotografada pelo visitante, eu fotografei mas as fotos estão em outro computador, por isso não mostrarei a vocês. Mas essa é uma exposição que ninguém pode perder!!! É um sorriso a cada foto, eu garanto!
Fontes:
 O Globo
JB
Caixa Cultural
CCJF
Viajeaqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário